quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lesões entre adeptos da musculação

O número de pessoas que querem entrar em forma cresceu rapidamente, mas o efeito negativo da atividade física é que cada vez mais pessoas estão tendo lesões ósseas, nos tendões e nos músculos.

Isso porque pesquisadores descobriram que as lesões relacionadas à prática de musculação, que exigiram tratamento de pronto-socorro, aumentaram em 35 % entre 1978 e 1998. Cerca de 1 em 4 destas lesões ocorreu devido ao mau uso ou abuso de equipamento de musculação.
Alguns grupos de idade são de interesse, pois foi detectado entre eles um grande aumento de lesões. Homens com mais de 65 anos tiveram um aumento de 303 % e mulheres entre 45 e 65 anos tiveram um aumento de 281 % no número de lesões relacionadas à musculação.

Muitas pessoas de meia idade têm hoje a consciência dos benefícios de se levantar pesos, como forma de combater a osteoporose; isto tem levado mais pessoas nesta faixa de idade a praticarem a musculação.

O número de lesões é maior entre pessoas que fazem exercícios em casa, o que poderia sugerir a necessidade da presença de um treinador ou parceiro, para diminuir a chance de lesão.

O estudo identificou também que crianças pequenas, especificamente meninos com 4 anos ou menos, são um grupo que está muito vulnerável a acidentes traumáticos causados por equipamentos de musculação.


Muito mais pessoas têm equipamentos em casa e os pais não têm noção do risco de acidentes entre as crianças. É importante manter os pesos e o equipamento de musculação longe delas para evitar acidentes.

Por isso, fica aí um alerta: a prática da musculação é importante, desde que seja feita sob acompanhamento de um treinador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...