quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gorduras trans,vilã das dietas

Durante muitos anos, a gordura saturada foi considerada a grande vilã das doenças cardiovasculares. Agora, o olhar vigilante de médicos e nutricionistas volta-se contra uma prima dela, cujos efeitos podem ser ainda piores: a gordura trans. A gordura trans está no salgadinho de pacote, na batatinha frita das lanchonetes, fast food, na maioriadas margarinas, na pipoca de microondas, nos bolos e tortas industrializados e nas bolachas.

Assim como a gordura saturada, a trans aumenta os níveis de LDL, o mau colesterol que circula no sangue. Mas seu efeito nocivo vai mais além porque ela também diminui os índices do HDL, o bom colesterol. 

Uma das recomendações é de que os consumidores prefiram óleos de canola ou azeite de oliva. A margarina com baixo teor de gordura também é preferível à manteiga.

Uma forma de proteção é reduzir ou evitar o consumo de alimentos gordurosos que têm maior conteúdo de trans, como, óleos vegetais hidrogenados, presentes em bolos, doces, biscoitos, bolachas com cremes, certos sorvetes de massa e frituras comerciais.


 Todos os alimentos contendo gordura trans (gordura vegetal hidrogenada) são obrigados a trazer essa informação no rótulo, assim o consumidor poderá escolher melhor os alimentos para garantir uma dieta mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...