quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pisar errado gera dores e desequilíbrio corporal

Os pés são a base do alinhamento e sustentação do corpo. Desde que aprendemos a andar, nossos pés sofrem varias alterações até encontrar um melhor ponto de equilíbrio, desenvolvendo a postura e alinhando toda a estrutura esquelética do nosso corpo através de tendões, articulações e músculos.

Da mesma forma, o modo como se pisa ou o tipo de pisada pode ser a origem de uma série de dores. A pisada pode refletir problemas decorrentes de desequilíbrio, bem como determinar algumas disfunções no sistema postural. Segundo especialistas, as dores nas costas lideram as queixas. Alterações no equilíbrio comprometem a região lombar, o quadril, os joelhos, os tornozelos e os pés.



A Podoposturologia é uma área da fisioterapia que tem como objetivo reeducar e realinhar a estrutura do corpo através de exames especializados que geram a prescrição de palmilhas proprioceptivas, e podem ser usadas tanto na prevenção como na cura dos problemas. A técnica corrige vícios posturais decorrentes dos desequilíbrios que comprometem a saúde tanto de atletas quanto de pessoas sedentárias.

Após a reorganização postural, o paciente deve estabelecer uma rotina no seu dia a dia, percebendo e reeducando seus hábitos nas atividades diárias 

Não apenas utilizadas para efeito de correção, as palmilhas podem também prevenir e manter uma boa postura, tanto para o dia-a-dia quanto para praticas esportivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...