terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Explore seus limites; supere-os

O estímulo é explorar os limites de amplitude das articulações. A adaptação é uma reorganização do tecido de sustentação dos ossos e cartilagens, principalmente de suas proteínas (colágeno e elastina), que são constantemente recicladas. A capacidade de adaptação dos tecidos, que os torna mais elásticos e flexíveis, depende de vários fatores, entre eles a ação de hormônios. Por exemplo: a flexibilidade corporal da mulher é maior que a do homem devido à ação do hormônio estrógeno. Mas, por que fazer alongamento?

Além de permitir uma maior amplitude dos movimentos, o alongamento aumenta a segurança na execução de exercícios físicos ou tarefas motoras do cotidiano como brincar com os filhos, colocar o lixo para fora, trocar um pneu furado, etc. Outro benefício ainda pouco esclarecido é a melhora da coordenação motora e reflexos em geral. Parece facilitar a comunicação entre o cérebro e os músculos, o que contribui para um maior controle e precisão dos movimentos. Nota-se que até o andar de um praticante de alongamento é mais coordenado, menos tenso e até mais confiante.

Porém, não se pode esperar uma alteração da flexibilidade das articulações com apenas algumas aulas de alongamento. Somente a partir de uma rotina de realização de exercícios as proteínas das articulações vão se depositando nos tecidos de sustentação. É por isso que após algumas semanas com uma articulação imobilizada, ao retirar o gesso, os movimentos ficam limitados e você, lentamente, vai recuperando a amplitude dos mesmos.

A realização do alongamento estimula o processo de adaptação e, conseqüentemente, a flexibilidade. Antes ou Depois do Exercício? 




Antes, depois e, por que não, como o exercício principal. O alongamento deve fazer parte de uma programação bem elaborada de exercícios regulares. Antes, como parte de uma rotina de aquecimento, é uma ótima estratégia para prevenir lesões nas atividades que virão a seguir. Depois, como parte de uma rotina de recuperação. Como Exercício Principal, após um breve aquecimento, uma seqüência de exercícios de alongamento melhora a consciência corporal, estimula a flexibilidade e alivia tensões. Por exemplo, você que está lendo este texto, respire fundo e relaxe a musculatura que sustenta os ombros… Percebeu que estava tenso? Com o tempo, esta tensão involuntária vai “encurtando” os músculos até o dia em que não temos mais flexibilidade nem para amarrar o próprio sapato.

Recomendações:

Então, não faça alongamento em músculos doloridos, inflamados ou com qualquer tipo de lesão. Alongamento não tem efeito terapêutico, mas sim preventivo. Um músculo lesado deve permanecer em repouso durante a fase em que está dolorido e inchado. Após este período, pode ser necessária uma reabilitação,(fisioterapia) que pode ser encontrada em nossos serviços, visando a recuperar e reforçar as estruturas de sustentação. Como você viu, a flexibilidade pode ser mantida, melhorada ou perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...